About
    Texts
      Work



IN SEARCH OF THE FORGOTTEN IMAGE, 2025

Phlogopite mica board, 180 x 100 cm,
foundry sand, video 10’ (no sound).





group exhibition ‘pós-laboratórios de verão’
CIAJG, Guimarães (PT)
11.10 — 30.11.2025
gnration, Braga (PT)
05.09 — 13.09.2025 





Work produced during Laboratórios de Verão ‘25 art residency at CIAJG (Guimarães, 2025).
“In Search of the Forgotten Image é um vídeo-ensaio narrado por uma planta-imagem, um emoji, que documenta a procura da sua verdade ontológica. Para se conhecer, a planta-imagem indaga sobre a sua anatomia e materialidade e a sua relação com outras plantas. O reconhecimento da sua anatomia é descrito por capturas de ecrã que testemunham movimentos de aproximação ao seu corpo no contexto de ferramentas digitais de edição e visualização de imagem: ora desliza no picotado intermitente que demarca o corpo do seu redor, entre os seus pixéis e os pixéis do todo digital que o circunda; ora percorre a sua geometria vectorial, de ponto a ponto, como se se debatesse com as suas articulações. A procura por uma relação com outras plantas é feita em sequencias de imagens de herbários digitalizados encontradas no “labirinto brilhante”, através das quais imagina semelhanças e “consanguinidades” com o mundo vegetal.

    A projecção do vídeo sobre a superfície de uma mica, um mineral presente nos dispositivos tecnológicos onde circulam emojis, empresta à expressão das imagens e animações qualidades plásticas dos fósseis vegetais. In Search of the Forgotten Image é uma obra poética e especulativa, onde se experimentam processos de representação do não-humano e reflexões sobre a matéria pós-natural, convocando um importante diálogo contemporâneo sobre o papel da mediação tecnológica na nossa relação com a natureza.”

text by Joana Pestana














In Search of the Forgotten Image, 2025 

Phlogopite mica board, 180 x 100 cm,
foundry sand, video 10’ (no sound).
















































List of all red algae from the Portuguese Northern coast (with the most significant species highlighted in bold). (2023)